Carregando

Vilanova Artigas | O arquiteto e a Luz

Vilanova ArtigasJoão Batista Vilanova Artigas foi um dos mais importantes arquitetos brasileiros, ligado ao movimento que ficou conhecido como Escola Paulista. Suas soluções para a entrada de luz nos espaços era uma característica notável em todos os projetos.

Artigas projetou importantíssimos espaços em São Paulo, como o imenso estádio do Morumbi, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU-USP) e o Edifício Louveira, na Praça Vilaboim.

A FAU foi construída com clarabóias, para que a luz pudesse passar por todo o espaço, “iluminando” a mente dos alunos. Para quem não sabe, aluno vem do latim a=sem luno=luz; sem-luz. O documentário mostra ainda como estudantes da universidade podem hoje se basear na arquitetura de Artigas para construir novos projetos, seja entendendo como o prédio foi feito para funcionar no dia-a-dia, seja para tirar medidas se baseando nas distâncias dos postes, vãos e pés direitos do prédio. O arquiteto projetou cada pilar e parede pensando que os alunos poderiam usá-los como instrumentos de medida em tamanho real!
Vilanova ArtigasO Edifício Louveira ganha destaque com o mecanismo especial de janelas inteiras de vidro, dando muito mais proximidade entre os moradores dos apartamentos. A área comum é livre de paredes e cheia de plantas, dando a sensação de que você continua andando na rua mesmo dentro de um prédio. Foi o primeiro prédio sem janelas na fachada, um item que era obrigatório pela prefeitura, na época.
Vilanova ArtigasVilanova ArtigasArtigas também projetou escolas e a rodoviária de Londrina, interior de São Paulo, que hoje é um monumento tombado e abriga o Museu de Artes da cidade.
Vilanova ArtigasA casa do arquiteto, projetado por ele mesmo, não poderia ser diferente. Envolta por vidros e sempre priorizando espaços abertos, sem divisórias, Artigas transgrediu os costumes de sua época.
Vilanova ArtigasVilanova ArtigasVilanova ArtigasO documentário lançado em 2015 encontra-se disponível no iTunes, Google Play e Vimeo, para locação ou compra digital.
trailer: https://vimeo.com/ondemand/vilanovaartigas

No link abaixo é possível ver o documentário em pequenos vídeos também:
http://vilanovaartigas.com/centenario/por-secao/documentario

Para quem tiver a oportunidade, a exposição “Vilanova Artigas: nos pormenores, um universo” está no MON, na cidade de Curitiba, até 19 de Junho de 2016.
mais infos: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/artigas_vilanova

o site completo do arquiteto:
http://vilanovaartigas.com/cronologia

*fotos selecionadas da internet

Comentários (1)

  1. bom dia,
    gostaria de obter info sobre as casa de VNA na rua sampaio vidal em são paulo
    encontrei apenas um pequeno artigo de um arquiteto que residiu em uma delas
    obrigada
    MAngela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *